SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

A arborização urbana foi tema do encontro entre a comitiva liderada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), paisagista Sérgio Chaves, e o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, nesta terça (11/4). A Política e o Sistema Nacional de Informação sobre Arborização, objetos do PL 4309/2021, foram temas do encontro, marcado também pela entrega do livro “Sbau – 30 anos”.

 

Além do presidente, participaram o gestor e auditor ambiental Paulo Gregório e o engenheiro florestal Daniel Tonelli Caiche, coordenador do grupo de trabalho que elaborou o texto da Política Nacional de Arborização Urbana. Eles foram recebidos ainda pelos assessores parlamentares José Maria Soares, Raniery Paulino e Walter Bittar.

O QUE É

Fundada em setembro de 1992, em Vitória (ES), a Sbau tem sede em Curitiba. Entre seus objetivos estatutários, está apoiar e estimular trabalhos técnicos, científicos e político-administrativos no campo da arborização; promover o intercâmbio e cooperação entre pessoas físicas ou jurídicas no campo de ação da arboricultura e articular e firmar convênios e acordos de cooperação técnica com organismos governamentais e não governamentais nacionais e internacionais.

Sérgio Chaves ao lado do gerente de Comunicação, Felipe Pasqualini, e do chefe do setor de Patrocínios, Adahiuton Belloti

“Discutimos com o vice-presidente do Confea a importância da arborização urbana, para a qual as atividades regulamentadas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, notadamente os engenheiros agrônomos e os engenheiros florestais, têm destacada importância”, comentou.

Sérgio Chaves informou ainda que o senador Efraim Morais receberia na mesma tarde o texto que pretende estruturar um marco regulatório da arborização urbana em nível nacional, voltado a oferecer diretrizes e instrumentos, baseados em princípios que reconhecem a arborização urbana como um serviço de utilidade pública para as administrações e governos nas diferentes esferas.

 

HISTÓRIA

Na obra “Sbau – 30 anos”, pesquisadores como o eng. ftal. Daniel Caiche, descrevem algumas ações e regulamentações da área. Além da Política, as Normas Técnicas Brasileiras em Arboricultura, o curso de Pós-Graduação em Arborização Urbana da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a atuação dos presidentes anteriores da entidade, além de congressos e outros eventos realizados por ela constam do material que descreve ainda sua relação com entidades do exterior como a International Society of Arboriculture (ISA), do Consejo Latinoamericano de Arboricultura (CLA) e da Tree Cities of the Word.

Equipe de Comunicação do Confea

CONFEA recebe dirigentes da SBAU e conhece proposta de Marco da Arborização Urbana do Pais