SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

O presidente da SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Sérgio Chaves, informou que  participou na COP28, em DUBAI, EAU de encontro com a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva tratando do projeto em tramitação no MMA sobre “Coletânea Brasileira de Arborização Urbana” e plataforma “Verde Urbano”, ambas em tramitação no MMA’ que é fruto de mais de três anos de pesquisa idealizado e capitaneado pelos pesquisadores Maurício Lamano, Fernando Periotto e Alessandro Zabotto.

 

Segundo ele, o projeto tem como objetivos subsidiar material voltado à gestão ambiental de cidades, especificamente para a arborização urbana, de forma que possa auxiliar de maneira didática e prática, equipes de secretarias de meio ambiente (e correlatas) na elaboração de políticas públicas ambientais, principalmente no que tange a infraestrutura verde urbana (e.g. planos municipais de arborização, planos municipais de adaptações às mudanças climáticas, planos diretores estratégicos, leis de uso e ocupação do solo urbano).

 

Para ele, o projeto que tem o apoio ímpar da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana reune as particularidades da arborização urbana em uma única obra, dado que este projeto tem caráter pioneiro e inovador na literatura brasileira, por agregar informações de cada uma das 27 unidades federativas do país.

 

Por fim, explicou que o material bibliográfico “ é de alto nível para a formação de recursos humanos na área de engenharia agronômica, engenharia florestal e engenharia ambiental, especificamente no tema de arborização/florestas urbanas, o que envolve diversas áreas de atuação prática, além de cursos de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras”.

 

https://revistanordeste.com.br/na-cop-28-presidente-da-sbau-dialoga-com-ministra-marina-silva-sobre-pesquisas-e-sistematizacao-de-temas-ambientais/