SBAU – Sociedade Brasileira de Arborização Urbana

O paraibano Sérgio Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU,  encontra-se em em Dubai, nos Emirados Árabe , participando  da Conferência das Partes (COP28), a conferência do clima prdomovida pela ONU.

Extremamente honrado de representar a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, como também levando o nome da cidade de João Pessoa, integrando a delegação do Brasil na 28ª Conferência das Partes (COP28), a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), que teve início nesta quinta-feira (30), em Dubai, nos Emirados Árabes.

Considerado um dos eventos mais significativos globalmente dedicados ao debate e ação sobre as mudanças climáticas, a COP28, é uma reunião anual onde líderes mundiais, discutirão estratégias e políticas para combater as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade.

Serão abordados temas como financiamento climático, mercado de carbono, florestas, bioeconomia, gestão de resíduos, segurança alimentar e transição energética.

A SBAU estará integralmente emprestando o apoio Pelo Cerrado, pelo Pampa, pelo Pantanal, pela Amazônia, pela Caatinga e pela Mata Atlântica.

A COP do Clima acontece em cidades diferentes a cada ano para demonstrar a importância da colaboração dos países de todo o mundo. Esse ano, a conferência acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Embora o objetivo geral de todas as reuniões seja aumentar a cooperação para enfrentar as mudanças climáticas, os tópicos específicos podem variar a cada ano.

Como foi o caso no ano passado, o país anfitrião dá o tom e dá a direção inicial da discussão. Esse ano, as áreas de foco da COP28 incluem:

  • Transição para energia limpa

    Acelerar a transição energética e cortar as emissões de carbono antes de 2030 para limitar o aquecimento global em 1.5° C (2.7° F) acima dos níveis pré-industriais.

  • Centrar a natureza, as pessoas, as vidas e os meios de subsistência

    Colocar a natureza, as pessoas e as comunidades no centro das ações climáticas, incluindo o auxílio para que os mais vulneráveis se adaptem às mudanças que já estão ocorrendo.

  • Acordos de financiamento

    Tirar do papel velhas promessas e definir um arcabouço para um novo acordo de financiamento de ações climáticas que deve ser acessível e disponível aos países em desenvolvimento.

  • Mobilizando a inclusão

    Mobilizar a COP mais inclusiva até agora para garantir que as decisões e discussões e a implementação das soluções sejam verdadeiramente inclusivas e feitas em colaboração com os Povos Indígenas e as comunidades locais.

    https://www.paraibanoticia.net.br/sergio-chaves-presidente-da-sbau-participa-da-cop28-em-dubai/